Vinculada ao Programa Interdisciplinar de Práticas Científicas, Tecnológicas e Profissionais da Pró-reitoria de Educação a Distância, a Revista Pluri é uma publicação internacional de estudos interdisciplinares e temáticos cujo objetivo é intensificar o intercâmbio acadêmico entre os pesquisadores e docentes, ampliando os debates científicos e a construção do conhecimento.

Com espaço para a publicação de artigos, comunicação de pesquisa, resenha de livros e outros trabalhos acadêmicos, a Revista Pluri prepara, para este semestre, o Dossiê Games, Gamificação e Educação, convidando os acadêmicos que queiram contribuir com materiais sobre o tema. Saiba mais

E-Books para baixar

Indicação de Leitura

ABP – Aprendizagem Baseada em Problemas: Ferramentas de Apoio ao Docente no Processo de Ensino e Aprendizagem
Autores: Munhoz, Antonio Siemsen.

Aprendizagem Ativa Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Autora: Anitra Vickery

Aprendizagem Baseada em Projetos
Autores: Bender, Willian N.

Aprendizagem Invertida para Resolver o Problema do Dever de Casa
Autor: Bergmann, Jonathan

A Universidade Inovadora. Mudando o DNA do Ensino Superior de Fora para Dentro
Autores: Christensen, Clayton M.

Blended: Usando a Inovação Disruptiva para Aprimorar a Educação Autores: Staker, Heather; Horn, Michael; Christensen, Clayton

Competência Pedagógica do Professor Universitário Autores: Masetto, Marcos Tarciso.

Design Thinking – na Educação Presencial, A Distância e Corporativa Autores: Cavalcanti, Carolina Costa; Filatro, Andrea

Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação Autores: Bacich, Lilian; Neto, Adolfo Tanzi; Trevisani, Fernando de Mello

Estratégias Didáticas para Aulas Criativas Autores: De Miranda, Simão.

Estratégias de Ensino-Aprendizagem Autores: Bordenave, Juan Enrique Diaz; Pereira, Adair Martins.

Inovação Acadêmica e Aprendizagem Ativa Autores: Mattasoglio Neto, Octavio; Soster, Tatiana Sansone.

Metodologias Ativas e Personalizadas de Aprendizagem Autores: Cortelazzo, Angelo Luiz; Fiala, Diane Andreia de Souza; Piva Junior, Dilermano; Panisson, Luciane; Rodrigues, Maria Rafaela Junqueira Bruno.

Metodologias Ativas para a Educação Presencial Blended e A Distância Autores: Mattar, João.

Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora Autores: Bacich, Lilian; Morán, José

Metodologias Inov-Ativas na Educação Presencial, A Distância e Corporativa Autores: Filatro, Andrea; Cavalcanti, Carolina Costa.

Metodologias Pedagógicas Inovadoras: Contextos da Educação Básica e da Educação Superior – Volume 1 Autores: Eduardo Fofonca (Coord.); Glaucia da Silva Brito, Marcelo Estevam, Nuria Pons Villardel Camas (Orgs.). Curitiba: Editora IFPR, 2018. 197 p. v. 1.

Metodologias Pedagógicas Inovadoras: Contextos da Educação Básica e da Educação Superior – Volume 2 Autores: Eduardo Fofonca (Coord.); Glaucia da Silva Brito, Marcelo Estevam, Nuria Pons Villardel Camas (Orgs.). Curitiba: Editora IFPR, 2018. 183 p. v. 2.

Práticas de Ensino-Aprendizagem no Ensino Superior. Experiências em Sala de Aula Autores: Ching, Hong Yuh; Carvalho, Fátima Franco O.

Práticas Inovadoras em Metodologias Ativas Autora: Simone Regina Dias e Arceloni Neusa Volpato

Recomendação Pedagógica em Educação a Distância Autora: BEHAR, Patricia Alejandra. Recomendação Pedagógica em Educação a Distância. Penso Editora, 2018.

Revolucionando a Sala de Aula. Como Envolver o Estudante aplicando as Técnicas de Metodologias Ativas de Aprendizagem Autores: Leal, Edvalda Araújo; Miranda, Gilberto José; Casa Nova, Silvia Pereira de Castro.

Sala de Aula Invertida Autores: Bergmann, Jonathan; Sams, Aaron.

A gênese do Núcleo de Inovação Acadêmica da Cruzeiro do Sul e o desafio da formação docente em metodologias ativas Autores: Santos, Regina Tavares de Menezes dos; Souza, Alberto Messias; Ota, Marcos Andrei